Segunda, 21 de Novembro de 2022 10:01

“Cultivando Cidadania” movimenta cerca de 1500 crianças em Ouro Fino

Foram realizadas atividades lúdicas e brincadeiras com os jovens visando fomentar a cidadania

Pavimentar um caminho para que os jovens consigam pensar e discutir sobre questões como ética, civismo, preservação ambiental, cultura, tradições populares, entre outros temas é um dos desafios de nossa sociedade. Para dar esse primeiro passo, a Câmara Municipal de Ouro Fino, por meio da Escola do Legislativo, realizou o evento “Cultivando Cidadania”. Cerca de 1500 crianças da rede municipal de ensino participaram de brincadeiras e ações lúdicas para fomentar cidadania e, também, dar aos presentes um tempo de interação, conhecimento e diversão. A festividade ocorreu entre os dias 16 e 18 de novembro, no Estádio Municipal Capitão Armando.

Os participantes foram divididos em três grupos por idades. No dia 16, 246 crianças do maternal foram convocadas. Já os dias 17 e 18 contaram com os alunos da pré-escola até o quinto ano do ensino fundamental, 630 e 700 estudantes, respectivamente. As atividades focaram em oficinas de dança, música, jogos cooperativos, contação de história, na criação da bandeira da cidadania, entre outras atividades. Um dos destaques foi a presença do biólogo Beto Albuquerque e da professora Karina Barros com ações de educação ambiental. Eles apresentaram o projeto "Cobras do Bem" e mostraram algumas espécies de serpentes aos participantes do evento. Outra atividade que marcou o evento foi a da professora Adriana Pennachi e os alunos da Oficina Municipal de Teatro que realizaram atividades dramáticas com os miúdos.

O evento “Cultivando Cidadania” faz parte do “Projeto Cidadania nas Escolas” que desde o começo de 2022 vem trabalhando a educação política e cidadã com os alunos da rede municipal. Segundo o diretor da Escola do Legislativo e organizador do evento, Adolfo Barreto, “A formação para a cidadania é um processo que começa em casa e se estende ao longo da vida. Assim, vimos a possibilidade de, através de um trabalho educativo, ajudar as crianças a aprenderem como podem se tornar cidadãos ativos, informados, responsáveis, preocupados com o bem-estar dos outros, entre outras coisas”, explicou. Vale destacar a parceria com os professores Gabriel Mira e Vanessa Barbosa na elaboração e execução das atividades do evento.