Terça, 25 de Outubro de 2022 10:00

“Vou encontrar o gargalo”, compromete-se Cadan sobre maquinário quebrado da Prefeitura

O Diretor de Governo defendeu a plataforma Link e disse que vai passar o setor de frotas para o pátio de veículos

Várias questões foram abordadas na sabatina realizada com o Diretor de Governo, Administração e Finanças, Carlos Cadan. Um ponto de convergência nas perguntas foi o grande número de veículos do setor rural quebrados por longos períodos, situação denunciada pelos vereadores na última semana. Cadan prometeu mudança no setor de frotas e, também, encontrar o ponto que está atrasando a manutenção e conserto de maquinários.

Na última semana, os vereadores Agostinho Muroni (MDB), Clóvis Bornaia (MDB) e o presidente da Câmara, Vanderlei do Taekwondo (PL), publicaram vídeos que mostravam o grande número de veículos e máquinas utilizados no setor rural em manutenção. O problema é o excesso de tempo que esse maquinário leva para voltar a atividade. Segundo eles, na gestão anterior os veículos ficavam poucos dias parados, agora as máquinas levam meses para serem devolvidas às suas funções. Um dos possíveis motivos observados é a utilização do Sistema Link para compras de peças. O sistema visa “aperfeiçoar os processos de orçamento, negociação, cotação, controle de serviços” e, segundo os vereadores, esse pode ser o problema para o atraso da chegada das peças.

Cadan defendeu o uso do sistema Link dizendo que é mais seguro e também evita que empresas mal intencionadas coloquem valores abusivos nos produtos. Quanto a demora para o conserto do maquinário, o Diretor de Governo se comprometeu a mudar algumas dinâmicas de trabalho e, também, averiguar o problema.

O que nós temos que apurar é se o atraso está sendo em decorrência da plataforma ou se o atraso está acontecendo em decorrência do tempo que se demora para informar a plataforma. Isso é uma questão de gestão interna. Isso é responsabilidade minha de verificar onde está o gargalo. Nós vamos levar o setor de frotas para o pátio de veículos. Isso vai cortar caminho [sem um intermediário de informação], porque o setor estará no pátio, lá no IBC” explicou.

Caso José Luiz Fernandes

Cadan também foi questionado sobre o Projeto de Lei n.º 3.345/2022 que extingue os cargos de Chefe do Departamento de Turismo e Cultura, ocupado atualmente pelo servidor José Luiz Fernandes, e de Chefe de Divisão de Compras, Almoxarifado e Patrimônio. No lugar desses serão criados os cargos de Chefe de Divisão e Conservação de Equipamentos Urbanos e Chefe de Divisão de Turismo e Cultura.

O vereador Tiago Bazolli (PL) perguntou se essa mudança tinha o objetivo de “manter o cabide de emprego”, já que Zé Luiz foi denunciado por não exercer a função de Chefe da Cultura. Cadan confirmou que a mudança era para adequar corretamente os servidores na função que realmente exercem.

Além disso, o Diretor de Governo foi abordado sobre o processo administrativo contra Zé Luiz. Cadan contou que a ação já foi aberta pelo setor de educação.