Terça, 11 de Outubro de 2022 10:00

“Tenho fé que não teremos falta de água depois que finalizarmos as melhorias”, diz diretor do Dmaae

O gestor da autarquia apresentou o planejamento para ampliação da captação e, também, da manutenção dos pontos já existentes

Ouro Fino passa por um dos piores períodos de racionamento de água dos últimos anos. Desde de 2021, os vereadores expressam seu descontamento com o serviço prestado pelo Dmaae cobrando planejamento e melhoria na gestão. Na sabatina realizada durante a 18ª Sessão Ordinária, o diretor da autarquia, Antônio Vicente de Mira Neto, deixou os legisladores minimamente satisfeitos com um cronograma e o compromisso de finalizar melhorias no sistema de captação e fornecimento de água. Com isso, Neto espera evitar desabastecimento aos munícipes em uma eventual nova crise hídrica.

Os problemas envolvendo o Dmaae sempre foram alvos de críticas dos vereadores. A falta de água em alguns bairros e o fantasma do racionamento pairavam pelos lares ouro-finenses. Nesse meio tempo, o departamento, então gerido pelo diretor Edson Batista Gomes, buscou a solução de criar mais uma barragem, agora no bairro Gargatá. A obra era para ser finalizada no meio do ano, entretanto ela deve acabar apenas no fim de 2022. Edson Batista Gomes foi substituído por Antônio Vicente de Mira Neto que, ao entrar no departamento em agosto, iniciou sua gestão com racionamento em todo município.

Apesar das dificuldades, Neto observou que a qualidade da equipe e que, com o planejamento adequado, pode-se sanar diversos problemas do Dmaae. “Hoje trabalhamos apagando incêndio. Vamos fazer um bom planejamento pensando em maneiras alternativas. Hoje temos as barragens José de Matos e Burza. Quando finalizarmos o Gargatá, vamos conseguir fazer uma boa manutenção desses dois. Não podemos parar uma delas porque geraria uma pane da distribuição de água. A barragem do Gargatá vai nos dar esse respiro para podermos melhorar a eficiência dos outros pontos e dos poços tubulares sem que a população fique desabastecida”, comentou

Questionado sobre a possibilidade de uma nova crise de desabastecimento de água, o diretor falou que tem “fé que não teremos mais falta de água” após a finalização das obras do Gargatá e, também, do trabalho de manutenção dos outros pontos e poços de captação. O foco é também revitalizar as bacias instaladas, desassorear barragens e verificar a viabilidade de recuperação de poços tubulares ou a criação de novos. Todas as ações estão planejadas em curto, médio e longo prazos. A barragem do Gargatá deve ficar pronta no começo de dezembro, mas ainda faltarão duas etapas: construção do poço de sucção e a casa de bombeamento, para que o ponto esteja em pleno funcionamento.

Estação de Tratamento de Água (ETA)

Os vereadores questionaram a paralisação das obras da ETA e quando serão reiniciadas. Segundo Neto, “infelizmente o Dmaae não tem a possibilidade financeira de tocar as duas obras ao mesmo tempo. Então, optamos dar prioridade na obra da barragem. Mas assim que estiver finalizada e tivermos os recursos vamos recomeçar a ampliação da ETA. Por enquanto, estamos tomando cuidado para proteger o local de obra para não termos prejuízos no que já foi feito”, explicou.