Terça, 27 de Setembro de 2022 10:01

Sabatina com diretora de educação é marcada por questões sobre política de “dobras” e chefia de cultura.

Os vereadores elogiaram o trabalho realizada no pasta, principalmente pelas dificuldades ocasionadas pela pandemia de COVID-19

A Câmara Municipal de Ouro Fino realizou, dentro da 17ª Sessão Ordinária de 2022, uma sabatina com Diretora de Educação, Cultura e Turismo, Josiane Pádua Lopes. Essa foi a terceira sessão que contou com a presença de diretores e chefes do Poder Executivo para prestarem contas de suas atividades. Josiane foi muito elogiada pelos vereadores por seu trabalho a frente da pasta e também questiona sobre algumas situações como a política de “dobra” dos professores e sobre a chefia da área de cultura.

A diretora abriu suas falas apresentando dados sobre as atividades realizadas em sua gestão. Josiane comentou sobre as dificuldades de assumir a pasta em um período de pandemia e como houve infortúnios para organizar e ministrar as aulas de maneira remota aos estudantes. Com o avanço da vacinação e a diminuição da curva de casos, as aulas retomaram de maneira híbrida e, posteriormente, totalmente presencial. O novo cenário também trouxe desafias à gestão que teve que realocar os alunos nas escolas. “Tivemos um aumento de uns 300 alunos. Foram estudantes da rede estadual, da rede privada, vindo para a municipal. Nós temos que atender a todos. Então tem, por exemplo, aluno que sai do Gargatá para estudar na Capelinha porque as escolas mais próximas já estão cheias. Mas estamos fazendo isso para que todos sejam atendidos”, comentou.

Dobra dos Professores

Josiane Pádua foi questionada sobre a política de dobras dos professores, já que muitos docentes fazem dois turnos de atividades e recebem um adicional em seu salário. Segunda a diretora, “a dobra é regulamentada em lei” e é uma maneira da Prefeitura conseguir atender os estudantes sendo menos oneroso para os cofres públicos. Mesmo assim, ela afirmou que já foram nomeados mais de 60 profissionais da área de educação que passaram no Concurso Público, entretanto, por conta do aumento da demanda de estudantes, a dobra segue sendo necessária para atender a todos os alunos.

Escolas Rurais

Alguns vereadores indagaram sobre as possibilidades de melhorias das escolas em alguns bairros rurais. Nos Peitudos, a expectativa é de ampliação das salas e a introdução do período integral com o objetivo de que os estudantes do bairro sejam atendidos para evitar deslocamentos. No bairro Pinhalzinho do Góes haverá a adição de mais uma sala de aula para melhorar a qualidade e cuidar dos alunos do bairro. Crisólia e São José do Mato Dentro também devem ter melhorias por conta do grande número de crianças e jovens em idade escolar que moram na região.

Caso José Luiz Fernandes

Outro questão levantada foi sobre o trabalho do Chefe de Cultura e Turismo, José Luiz Fernandes. Josiane Pádua foi questionada se o Chefe de Cultura fazia seu expediente no prédio da antiga Escola Bueno Brandão, a resposta foi negativa. Em teoria, o servidor seria subordinado da Diretora de Educação, entretanto ele não responde à pasta. Segundo ela, José Luiz responde diretamente ao Prefeito. Ao fim, houve um pedido para que se abra um processo administrativo pela diretoria de educação contra o servidor José Luiz Fernandes por desvio de função.