Escola do Legislativo
Quarta, 31 de Agosto de 2022 10:00

Encontro Tradições de Minas lota a Câmara em noite de festa

O evento foi organizado pela Escola do Legislativo e faz parte das ações do projeto Cidadania nas Escolas

A Câmara Municipal de Ouro Fino teve a honra de receber na noite desta terça-feira (31) a Catira Paiva, o Congado de São Benedito e a Companhia de Reis de Ouro Fino para celebrar as tradições de nossa região. A Escola do Legislativo organizou o encontro Tradições de Minas – Os Saberes Populares de Nossa Região que transformou o Plenário da Casa Legislativa em uma maravilhosa festa da cultura popular. As apresentações e conversa compõe as ações do projeto Cidadania nas Escolas sobre Cultura, Folclore e Tradições Populares. O vereador Tiago Bazolli (PL) e o diretor geral José Camilo da Silva Júnior estiveram presentes na festividade.

Segundo o diretor da Escola do Legislativo, Adolfo Barreto, o objetivo do evento era dar luz aos saberes das tradições e mostrar toda beleza dessa cultura que muitas vezes sofre com preconceitos e passa despercebida pelo ritmo frenético da sociedade moderna. Com isso, a Casa Legislativa convidou as três tradições que emocionaram todos os presentes com sua arte. A modernidade teve que se render a beleza das Tradições e vídeos e fotografias foram postadas nas redes sociais de boa partes dos presentes.

Além das apresentações, houve uma roda de conversa com os líderes dos grupos. Eles comentaram sobre o orgulho de fazerem parte dessas tradições e, também, falaram sobre a dificuldade de manter os grupos e de trazer novos membros para perpetuar sua arte. Entretanto, todos se mantém animados e com a certeza que logo terão mais interessados para continuar festejando com nossa comunidade.

O encontro emocionou presentes e deixou uma certeza: a que as Tradições de nossa região merecem mais espaço, já sua beleza e saberia devem ser repassadas para toda sociedade.