Escola do Legislativo
Quinta, 11 de Agosto de 2022 10:00

Jovens lotam Câmara na Plenária Regional do Parlamento Jovem

O evento contou com 76 estudantes das cidades de Andradas, Carvalhópolis, Monte Sião, Ouro Fino, Poço Fundo, Santa Rita de Caldas e Silvianópolis

As cadeiras do plenário da Câmara Municipal de Ouro Fino foram totalmente tomadas por estudantes interessados em debater políticas públicas. Ao todo foram 76 jovens de sete municípios da nossa que passaram o dia em Ouro Fino na Plenária Regional do Parlamento Jovem. Representantes de Andradas, Carvalhópolis, Monte Sião, Ouro Fino, Poço Fundo, Santa Rita de Caldas e Silvianópolis se juntaram e, além de confraternizarem votaram propostas pensadas para resolver problemas sobre o tema Saúde Mental do Jovem.

O evento foi dividido em dois momentos: os Grupos de Trabalho (GTs) e a Plenária. No período da manhã, os jovens se dividiram em três grupos para discutir, suprimir, alterar as propostas foram aprovadas na etapa municipal. Nos GTs, os jovens têm um espaço mais livre para tratarem os assuntos e, por fim, eles priorizam os projetos que mais os agradaram. Já período da tarde ocorreu a Plenária. Neste momento, todos os jovens decidem quais das propostas aprovadas nos GTs serão priorizadas para serem enviadas à Plenária Estadual do Parlamento Jovem.

Os representantes de Ouro Fino serão os estudantes: Alisson Bezerra da Silva (Escola Estadual Francisco Ribeiro de Fonseca), Bruno Thomaz Silva (IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes), Gabriel Soares Sinhorini (IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes), João Augusto dos Santos Cardoso (Escola Estadual Francisco Ribeiro de Fonseca), Julia Maria Pereira (Escola Estadual Francisco Ribeiro de Fonseca), Luiz Guilherme Nunes dos Santos (IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes), Matheus Coutinho (Escola Estadual Francisco Ribeiro de Fonseca), Pâmella Milani Portella (Escola Estadual Francisco Ribeiro de Fonseca), Pedro Gabriel Coelho Cruz (Escola Estadual Francisco Ribeiro de Fonseca) e Rafaela Aparecida Barbosa (Escola Estadual Francisco Ribeiro de Fonseca). Bruno Thomaz Silva e Pâmella Milani Portella seguem para a Plenária Estadual do Parlamento Jovem.

Estiveram presentes os vereadores Clóvis Bornaia (MDB), Tiago Bazolli (PL) e o presidente da Casa, Vanderlei do Taekwondo (PL), além de representes do legislativo de todos as cidades participantes. O evento foi organizado pelo diretor da Escola do Legislativo, Adolfo Barreto, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal que disponibilizou almoço para todos os participantes.

O Parlamento Jovem é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio que cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.