Escola do Legislativo
Sexta, 20 de Maio de 2022 10:00

Escola do Legislativo de Ouro Fino participa do I Fórum Regional Juventude e Cidadania

O evento foi uma parceria do Polo Conexão Sul com o Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Inconfidentes

Cerca de 120 jovens participaram do I Fórum Regional da Juventude e Cidadania realizado no Campus de Inconfidentes do IF Sul de Minas. A ação foi uma parceria do Instituto Federal com o Pólo Conexão Sul do Parlamento Jovem. O encontro foi organizado pelo coordenador regional da Conexão Sul, Adolfo Barreto, pelo professor de sociologia, Lucas Medau, pela coordenadora do curso de licenciatura em pedagogia, Dra. Lívia Vieira, e pela presidente da Casa das Artes do IF Sul de Minas, Carla Patronieri.

O evento foi dividido em duas etapas. A primeira contou com a presença do Diretor Geral do IF Sul de Minas, Luiz Flávio Fernandes, que deu as boas vindas aos jovens e, após isso, uma dinâmica, com músicas e reflexões sobre a situação da saúde mental dos participantes, ministrada pelo Coordenador da Escola do Legislativo de Ouro Fino, Adolfo Barreto.

A parte da tarde começou com intervenções artísticas. O grupo teatral Arte Federal, coordenado por Leandro Bernardes (Bino), fez uma pequena apresentação e a escritora e poetisa, Dalila Lasmar, ocupante de uma das cadeiras da Academia Feminina Sul-Mineira de Letras, falou um pouco de sua trajetória, difuculdade do reconhecimento das mulheres na literatura e recitou uma de suas poesias. Em seguida, a professora Dra. Lívia Vieira, uma das organizadoras do evento, seguiu os trabalhos com uma palestra sobre “Comunicação Não Violenta”. Por fim, os jovens participaram de um jogo de perguntas organizada pelos estagiários do Laboratório de Ensino de Humanidades (LEHUMA).

O sucesso do fórum deu-se, também, pela adesão das cidades pertencentes ao Polo Conexão Sul. Os municípios de Ouro Fino, Monte Sião, Santa Rita de Caldas, Andradas, Silvianópolis, Poço Fundo e Carvalhópolis participaram do encontro. Além disso, os vereadores: Hércules de Faria (Monte Sião), João Guilherme Carvalho (Silvianópolis), João Milton dos Reis (Santa Rita de Caldas), José Nilson Couto (Santa Rita de Caldas), Marília de Lima (Poço Fundo), Regiane Marques (Silvianópolis) e Tiago Bazolli (Ouro Fino) prestigiaram o evento.