Terça, 31 de Agosto de 2021 10:00

Vereadores cobram providências do Dmaae por conta do desabastecimento de água

Um assunto foi unânime na 15ª Sessão Ordinária de 2021, a falta de água em todo o município.

Na 15ª Sessão Ordinária de 2021,  Os vereadores deram voz ao descontentamento que toma toda a comunidade. O alto preço das contas de água somado ao desabastecimento e, agora, o racionamento entre as 8h e 16h irritou muitos moradores que usaram as redes sociais e falaram pessoalmente com vereadores sobre os problemas relacionados ao Dmaae. Os legisladores pediram planejamento estratégico para autarquia a fim de evitar crises futuras.

Na Sessão, os representantes do legislativo enumeram uma série de problemas que devem ser discutidos e sanados. O vereador Chico Maciel (PSB) comentou sobre a falta de planejamento para evitar que a população fique sem água. “Isso é fruto de uma política errada ao longo de anos que não fizeram um planejamento. Dizem que precisa aumentar o reservatório, mas tem que aumentar a captação de água. Se você aumenta o reservatório sem captação não tem sentido”, comentou.

O vereador Tiago Bazolli (PL) lembrou que o atual diretor do Dmaae, Edson Batista Gomes, esteve à frente da autarquia no primeiro mandato do Prefeito Maurício e que “já tinha conhecimento dos problemas como: a pouca vazão de água, questão do reservatório e as secas”. Ele também bateu na tecla da necessidade de um planejamento estratégico da entidade. “Nós estamos em crise hídrica, não só em Ouro Fino, mas no país todo. Então, se você assume a direção de uma entidade, você precisa fazer um planejamento de curto, médio e longo prazos. Sem plano de ação nada acontece. Não é fazer só para aparecer no mandato. Trocar canos, aumentar vazão, aumentar o reservatório não vão ser ações que vão ajudar a aparecer, mas são primordiais para o nosso município”, expôs.

Bazolli e Chico Maciel protocolaram dois ofícios no Dmaae solicitando informações sobre a autarquia. O objetivo é ter clareza sobre a arrecadação, despesas, número de imóveis atendidas pela entidade, entre outros dados.

Mínimo de consumo

O vereador Paulo Bem-te-vi (MDB) voltou a comentar sobre o valor de consumo mínimo que, para ele, castiga famílias mais pobres. “Tem que rever isso. O mínimo [de consumo] aqui é 15 metros cúbicos. Tem família que não gasta três metros cúbicos por mês, mas, mesmo assim, tem que pagar os 15. Eu acho que tinha que fazer três [faixas] mínimas: 5, 10 e 15 metros cúbicos.”, explicou. Sua fala foi apoiada por outros vereadores.

Favorecimento no abastecimento de água

O vereador Marquinhos Eletricista (PSC) estava indignado com a situação do desabastecimento de água. Ele comentou, também, sobre vazamentos e possíveis favorecimentos do Dmaae para determinados moradores. “O Dmaae está de brincadeira. Pede para fazer racionamento, mas o reservatório do [bairro] Serra do Sol ficou das 13h às 18h desperdiçando água. Você liga no plantão não atende, liga na ouvidoria e nada. Lá na Vila Prateada, [o bairro] ficou três dias sem água, aí manda o caminhão para abastecer uma casa só. Então, quer dizer, que só um cidadão precisa da água, mas o resto do bairro não. Tem que saber quem autorizou isso. Se é para abastecer a casa de um tem que abastecer a casa de vários. O Dmaae, na minha opinião, está uma vergonha”, bradou.