Quinta, 26 de Agosto de 2021 10:00

Câmara estuda a criação de Núcleo de Desenvolvimento Econômico

O objetivo é pensar estratégias para reaquecer a economia, atrair empresas e fazer a cidade crescer.

Na tarde da última terca-feira (24), os vereadores Paulo Henrique Chiste (PL) e Tiago Bazolli (PL) realizaram uma reunião com Paulo Pereira, representando a Acia OF, e com Mateus Hermes, representando o Prefeitura Municipal, com objetivo de pensar estratégias para reaquecer a economia de Ouro Fino. No encontro, que ainda contou a presença do Assessor Parlamentar Lincoln Paulino, os presentes conversaram sobre a possibilidade de criação de um Núcleo de Desenvolvimento Econômico (NDE) vinculado à Câmara Municipal. Esse foi o terceiro encontro do grupo que ainda conta com Carlos Cadan, do Executivo.

A criação do NDE é uma maneira de institucionalizar os encontros e de tornar permanente essas discussões com representantes de vários poderes e entidades municipais. O fortalecimento será crucial para o planejamento de estratégias de curto, médio e longo prazos com a finalidade de reaquecer a economia, atrair empresas e fazer a cidade crescer.

Segundo o vereador Tiago Bazolli, já existe um plano de ação para ter uma noção precisa de como está a situação da comunidade. “O núcleo quer mapear a cidade para saber a taxa de desemprego, a escolaridade, se a pessoa tem capacitação, qual é a renda atual. Fazer tipo um censo para termos informações atualizadas. Com a pandemia, muita coisa mudou. Também queremos fazer um questionário com as empresas ter a precisão de quantas estão ativas, quantos funcionários empregam, o ramo, se está vinculada à Acia e qual a empregabilidade máxima da empresa. Com essas informações poderemos pensar em leis de incentivo e outras ações para ajudar a comunidade”, comentou.

O grupo deve se reunir novamente nas próximas semanas para discutir novas estratégias.