Parlamento Jovem
Segunda, 23 de Setembro de 2024 10:00

Proposta de Ouro Fino é eleita na Plenária Estadual do Parlamento Jovem 2024

O município se destacou e conseguiu emplacar uma proposta no documento final que foi entregue a gerente-geral da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais

Foram cerca de 400 propostas apresentadas pelas 133 cidades que participam do Projeto Parlamento Jovem (PJ) de Minas Gerais. E dentre todas essas, a proposta idealizada pelos estudantes de Ouro Fino foi uma das escolhidas para estar presente do documento final foi entregue para a gerente-geral da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Ruth Schmitz. A votação foi realizada durante Plenária Estadual do Parlamento Jovem, ocorrida no plenário da ALMG, em Belo Horizonte, na última sexta-feira (20).

Ouro Fino se destacou no 1º Subtema que versava sobre as “Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem”. A proposta aprovada aponta a necessidade da “Otimização e estruturação dos espaços físicos das escolas da rede estadual, integrando o uso de tecnologias digitais, como computadores modernos com internet de alta qualidade, laboratórios para aulas práticas de química, física e biologia, e melhora da infraestrutura escolar, como alimentação, acesso a recursos básicos de saúde e higiene, bem como transporte”.

O estudante Joaquim Barreto (Escola Estadual Coronel Paiva) representou o município durante a Plenária. A discussão deste subtema foi o mais demorado e acalorado de toda a etapa. Os estudantes iniciaram os trabalhos às 9h, após inúmeras discussões sobre o assunto, os jovens votaram após as 15h. A Plenária Estadual foi finalizada por volta das 18h.

O destaque de Ouro Fino na etapa passa também pelo excepcional trabalho dos coordenadores do Parlamento Jovem da Câmara Municipal. A coordenadora da Escola do Legislativo, Bruna Nunes, e o assessor parlamentar, Tiago Costa, estiveram presentes em todas as etapas orientando e apoiando os estudantes.