Solenidades
Sexta, 10 de Maio de 2024 10:00

Câmara entrega Diploma de Honra ao Mérito à cônsul da Itália Nicoletta Gomiero

A solenidade ocorreu na noite do dia 09 de Maio de 2024, no plenário Antônio Olinto Alves

Os vereadores da Câmara Municipal de Ouro Fino se reuniram, na noite desta quinta-feira (09), para homenagear a Cônsul da República Italiana em Minas Gerais, Dra. Nicoletta Gomiero. A autoridade consular foi agraciada com o Diploma de Honra ao Mérito de autoria do vereador Paulo Henrique Chiste (União), que também é “Corrispondente Consulare”. Além dele, estiveram presentes os vereadores Agostinho Muroni (Podemos), Clóvis Bornaia (MDB), Vânia Couto (Podemos) e o presidente da Casa Legislativa, Téia (Podemos). O assessor André Coldibelli representou o Poder Executivo e o presidente da OAB de Ouro Fino, Helisson Rivelli, também participaram da solenidade.

Dra. Nicoletta Gomiero foi recepcionada por muitos integrantes dos círculos de descendentes de italianos em Ouro Fino. Ao ser chamado ao local de destaque, ela foi acompanhada pelo vereador Paulo Henrique Chiste e, também, pelo presidente do Círculo Trentino di Ouro Fino, Fernando Fleming da Silva. Segundo Chiste, a honraria foi entregue pelo excepcional trabalho realizado nos serviços consulares, nos procedimentos de registro civil e na emissão de documentos de identidade e viagens, entre outros. A cônsul também trouxe a Ouro Fino sua equipe para emitir o passaporte italiano entre os dias 09 e 10 de maio.

Em sua fala, Nicoletta Gomiero agradeceu a honraria e se colocou a disposição para ajudar a todos os interessados nas questões consulares. Também se mostrou interessada em conhecer e aproximar-se das comunidades de descentes italianos do Sul de Minas.