Segunda, 30 de Outubro de 2023 10:00

Comunidade enche a Câmara Municipal em Audiência Pública sobre concessões das rodovias

Evento contou com a presença de vereadores, membros do Executivo, deputados, população em geral e do diretor presidente da EPR Sul de Minas

Indignação e esperança. Estes foram os sentimentos presentes nos olhos dos participantes da Audiência Pública sobre as concessões das rodovias e os valores dos pedágios. Na tarde de sexta-feira (27), A comunidade lotou o plenário da Câmara Municipal para ouvir informações e clamar por mudanças nos acordos firmados entre a empresa EPR Sul de Minas e o Governo do Estado. Durante o evento, os vereadores prometeram uma investida política para pressionar as mudanças. Presentes no evento, os deputados estaduais Dr. Maurício (Novo) e Professor Cleiton (PV), e o deputado federal Rafael Simões (União) também garantiram ações para que se façam alterações no contrato e também nos pontos de instalação das praças de pedágios.

O primeiro a ter a palavra foi o defensor público de Ouro Fino, Evandro Luiz dos Santos. Ele novamente explicou sobre as alterações em contrato que desobrigaram a empresa EPR Sul de Minas a fazer as terceiras faixas e também sobre os pedágios. Após isso, o direitor presidente da EPR Sul de Minas, José Carlos Cassaniga, apresentou o cronograma de obras, quais eram os focos iniciais da manutenção das vias concedidas à iniciativa privada, mas também comentou sobre valores dos pedágios e tarifas decrescentes para usuários recorrentes.

Os vereadores tiveram a palavra em sequência e foram unânimes em rejeitar a atual situação da concessão sem uma certeza de construção de terceira faixa, mas também sobre a localização e os valores dos pedágios. A promessa dos vereadores é pressionar seus deputados estaduais, federais e senadores para que haja uma força política que consiga mudanças imediatas no contrato. O Prefeito Henrique Wolf (União) também se mostrou contrário a situação e engrossou o coro pedindo ações para que a comunidade não se sinta lesada.

A presença de deputados também fortaleceu o debate. Professor Cleiton e Dr. Maurício prometeram intervir em Belo Horizonte para que nenhum cidadão se sinta lesado por conta dessa concessão. Já o deputado federal Rafael Simões também se colocou a disposição para lutar por essa mudança e pediu que todos façam forças para conseguir que o Governo Zema realize alterações que beneficiem a comunidade.

Estiveram presentes os vereadores Agostinho Muroni (MDB), Bilo (SD), Clóvis Bornaia (MDB), Fábio Anderson (União), Francisco Maciel (PSB), Paulo Bem-te-vi (MDB) Tiago Bazolli (PL), Vânia Couto (União) e Vanderlei do Taekwondo (PL). Além deles, estirem presentes representantes do Poder Executivo e vereadores de Albertina, Borda da Mata, Inconfidentes e Monte Sião.