Audiências Públicas
Quinta, 19 de Outubro de 2023 10:00

Câmara convoca Audiência Pública para debater sobre a concessão de rodovias e os valores do pedágio

Mudanças de pontos acordados em Audiências Públicos anteriores serão tratadas no encontro do dia 27 de Outubro

Por muitos anos, os moradores de Ouro Fino lutaram por melhorias nas rodovias que ligam o município a outras cidades. Com a concessão das vias para empresa EPR Sul de Minas, a população acreditou que várias melhorias seriam feitas e que as estradas estariam mais seguras. Entretanto, mudanças nos acordos e os valores do pedágio fazem parecer que a transação não foi vantajosa para a comunidade. Por isso, a Câmara Municipal vai realizar, no dia 27 de Outubro, às 17h30, uma Audiência Pública para debater a situação das concessões em nossa região. O objetivo é trazer a população para expor suas opiniões e pressionar a empresa e Governo do Estado para que haja mudanças no contrato.

A notícia das concessões foi recebida com muito otimismo pela população ouro-finense. O pagamento de pedágio seria um inconveniente pequeno perto do benefício de ter uma estrada segura. Entretanto, as mudanças nos acordos de melhorias da malha viária e os preços dos pedágios fizeram com que a transação parecesse mais prejudicial à comunidade. A primeira alteração danosa foi falta da obrigatoriedade da construção de terceiras faixas na MG-290, situação alertada pelo Defensor Público, Evandro Luiz dos Santos. Houve também a instalação de guard rail em pontos considerados críticos da MG-290, todavia a implantação não deixou espaço de acostamento, afunilando a via. Os motoristas reclamam que o trecho ficou ainda mais perigosos.

Houve mudanças nos acordos firmados nas Audiências Públicas antes da concessão. Segundo o vereador Tiago Bazolli (PL), o valor do pedágio que era R$ 6,80 e agora está estimado em R$ 9,20. Houve também mudança nos locais de instalação das praças de pedágio que ocasionam mais problemas para a população. Supondo que um morador do Bairro Farias trabalhe em Jacutinga, ele teria que pagar, no atual momento, R$ 36,80 por dia, já que passaria 4 vezes pelos pedágios para realizar trabalhar e retornar à sua casa. O gasto mensal giraria em torno de R$ 800 com pedágio. Como bem pontuou o vereador Paulo Henrique Chiste (PL), “Ouro Fino está ilhada em nossa região”.

Diante de tantos problemas, a Câmara Municipal de Ouro Fino resolveu convocar uma Audiência Pública para que haja entendimento e mudanças nos contratos. A expectativa é uma presença maciça da comunidade. A Casa Legislativa convidou todos os Prefeitos e membros do Legislativo da região para participarem do evento. Também espera-se contar com a presença do Senador Carlos Viana (PODEMOS), que estará em Ouro Fino, além de deputados e demais autoridades.