Censo 2022
Sexta, 05 de Maio de 2023 10:00

Câmara recebe representantes do IBGE para apresentação de resultado preliminar

Segundo os dados computados, Ouro Fino cresceu pouco mais de 0,5% em relação a pesquisa de 2010

Na tarde desta segunda-feira (10), a Câmara Municipal de Ouro Fino recebeu representantes do IBGE para uma reunião de apresentação preliminar do Censo 2022. O supervisor de área do Sul Minas, Tobias Faria, e o coordenador censitário de subárea, Pedro Moreira, chamaram membros do Poderes Executivo e Legislativo e demais interessados para explanar sobre os dados após o fim do período coleta de dados. O resultado preliminar demonstrou que houve um crescimento de 0,54% da população, os dados finais devem apresentar um pequeno aumento no total de moradores. Acompanharam a reunião as servidoras da Câmara MunicipalBruna Nunes e Diana Felis, além da procuradora municipal Silvana Prado, representando o Poder Executivo.

Em 2010, Ouro Fino contava com 31.568 moradores, já em 2022 a cidade teve um aumento de apenas 172 pessoas, totalizando 31.740. Segundo o IBGE, o resultado final deve apresentar um pequeno aumento, a estimativa do ano anterior foi de 32.131.

Outro dado mostrado foi o de domicílios. Nesses 12 anos, Ouro Fino teve o aumento de quase 25% no número de residências, saindo de 12.994 (2010) para 16.211 (2022). Todavia, Tobias Faria destacou a diminuição da média de moradores por domicílio, que eram 3 residentes por habitação no Censo anterior e caiu para 2,61 na pesquisa deste ano.

O Censo é de extrema importância porque define o percentual repassado pela União no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de receita orçamentária de uma cidade. Antes da pesquisa, a expectativa era que Ouro Fino superasse os 37.356 habitantes o que faria com que o município mudasse sua posição na faixa FPM.