Parlamento Jovem
Quinta, 08 de Agosto de 2019 10:00

Câmara Municipal recebe a Plenária Regional do Parlamento Jovem 2019

A Etapa contou com representantes de sete municípios da região

A Câmara Municipal de Ouro Fino recebeu estudantes de sete cidades da região para a Plenária Regional do Parlamento Jovem, nesta segunda-feira (07). Os participantes discutiram propostos sobre a temática “Preconceito Étnico Racial” e definiram sete propostas que serão levadas a Belo Horizonte na etapa estadual do projeto. Por fim, os presentes confraternizaram e definiram os representantes para a próxima fase do programa.

A abertura da plenária contou com a presença dos vereadores Antônio Ricardo Alves (PSDB) e Antônio Carlos Franceli (PR), além de representantes das cidades de Andradas, Cachoeira de Minas, Carvalhópolis, Conceição dos Ouros, Machado e Santa Rita de Caldas – municípios que fazem parte do Pólo Sul 4 - e o assessor do Deputado Dalmo Ribeiro, José Alex Orru. O evento ainda contou com a ilustre presença do coordenador do Programa Parlamento Jovem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Ricardo Martins, que elogiou o trabalho e o interesse dos jovens participantes do Pólo.

Após as discussões nos grupos de trabalho, os mais de 50 participantes iniciaram os debates para definirem os projetos que serão levados para a Plenária Estadual, em Belo Horizonte. Os alunos Poliana Vitória e Raphael Messias representarão Ouro Fino na próxima etapa do projeto. O coordenador do Parlamento Jovem do Ouro Fino e do Pólo Sul, Tiago Bazolli, acredita que etapa superou as expectativas e o nível de debate está cada de vez melhor. "Isso mostra que a juventude está cada vez mais interessada na política de nosso país. É importante que eles assumam esse lugares como protagonistas. Gostei bastante dos debates e da profundidade das ideias de todos os jovens. Vamos para a plenária estadual com um grupo muito capacitado, motivado e disposto a discutir melhorias com muita propriedade", comentou.

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política da Assembleia Legislativa, direcionado aos estudantes do ensino médio, realizado com a colaboração da PUC Minas e a parceria de dezenas de câmaras municipais. Foi criado em 2004, e atualmente é desenvolvido em três etapas: municipal, regional e estadual.