Parlamento Jovem
Quarta, 19 de Junho de 2019 10:00

Escola do Legislativo realiza a Plenária Municipal do Parlamento Jovem

Os participantes debateram propostas, na manhã desta quarta-feira, que podem ser tornar projetos de lei

A Câmara Municipal de Ouro Fino recebeu na manhã desta quarta-feira estudantes da rede estadual e particular de Ouro Fino para a Plenária Municipal do Parlamento Jovem. O evento organizado pela Escola do Legislativo é o primeiro passo do ciclo de plenárias que os jovens participarão. O próximo compromisso é a Plenária Regional que também será realizada em Ouro Fino. Esse ano, a temática escolhida foi “Preconceito Étnico-racial”.

O evento iniciou com os grupos de trabalho (GT) que debateram sobre as propostas levantadas pelos jovens nos encontros anteriores do Parlamento Jovem. Os temas dos Gts foram: Desigualdades Socieconômicas, Violências por Motivo Étnico-racial e Direto às Identidades e à Diversidade Cultural. Posteriormente ocorreu a plenária em que os participantes argumentaram sobre a viabilidade das propostas. Apenas duas de cada subtemas foram escolhidas para compor o documento final.

Para o coordenador do projeto Parlamento Jovem, Tiago Bazolli, “o evento foi muito produtivo. Os jovens se esforçaram bastante e trouxeram ótimas propostas. Os debates tiveram muito respeito e eles conseguiram argumentar para defender suas ideias. Acredito que aprovamos propostas que podem ser postas em prática no âmbito municipal, estadual e federal”, comentou.

Agora, os participantes escolherão dez delegados para os representarem na Plenária Regional que também ocorrerá em Ouro Fino.

O Parlamento Jovem é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio que cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.