Quinta, 30 de Maio de 2019 10:00

Câmara recebe alunos da Escola Coronel Paiva para ciclo de debates

Os estudantes discutiram sobre “Legalização da Maconha”, “Ideologia de Gênero” e “Ciência e Religião”

O plenário da Câmara Municipal foi tomado por estudantes do nono ano da Escola Estadual Coronel Paiva em um ciclo de debates realizado entre os dias 28 e 30 de maio. O objetivo era discutir sobre assuntos polêmicos, previamente escolhidos pelos alunos. As temáticas foram: “Legalização da Maconha”, “Ideologia de Gênero” e “Ciência e Religião”. Os debates, algumas vezes acalorados, trouxeram pontos de vista diferentes e ampliaram o conhecimento dos jovens sobre os assuntos. O evento foi supervisionado pelos professores César Bonamichi e Marli Batista.

A dinâmica dos debates tinham duas fases. Na primeira, os estudantes faziam apresentações de até 30 minutos defendendo seu ponto de vista. O professor César Bonamichi frisou que não havia espaço para “achismos” dentro do debate e que toda argumentação deveria, necessariamente, estar embasada em pesquisa e dados. Em seguida, quatro estudantes de cada grupo se dirigiam às mesas dos vereadores para defender seu posicionamento. Eles tinham um minuto para perguntar e um minuto para responder, algumas vezes houve espaço para réplica e tréplica.

Com o objetivo de ampliar as discussões sobre assuntos pertinentes a sociedade e tirar os jovens de sua zona conforto, o ciclo de palestras da Escola Coronel Paiva teve um resultado melhor que o esperado e trouxe muita informação nova para os jovens do colégio.