Terça, 19 de Março de 2019 10:00

Vereadores apoiam causa de coletores de lixo

Os legisladores parabenizaram a ação dos servidores e cobraram a compra de EPIs

As condições de trabalho dos trabalhadores da limpeza de Ouro Fino é uma pauta constantemente debatida na Câmara Municipal. Na última semana, esses servidores fizeram uma paralisação para pedir melhorias. Na 04ª Sessão Ordinária de 2019, os vereadores se mostraram solidários e entenderam a necessidade da medida. Mesmo que parte dos problemas tenha sido resolvido, os legisladores voltaram a cobrar a compra de EPIs para esses profissionais.

Na última quinta-feira (14), os coletores de lixo de Ouro Fino fizeram uma paralisação para pedir ao Poder Executivo melhorias em suas condições de trabalho. Os funcionários não estavam satisfeitos com a escala de serviço, com as situações dos caminhões de lixo e, também, com a falta do equipamento de proteção individual (EPI). O entrave foi resolvido rapidamente e os trabalhadores voltaram à coleta no mesmo dia.

Os vereadores cobram, com frequência, melhorias das condições de trabalho dessa classe. O pedido de compra de EPI é uma pauta que volta e meia é levantada pelos legisladores. Além disso, o vereador Márcio Daniel Igídio (PR) destinou mais de R$35 mil de sua emenda impositiva para que o Executivo adquirisse esse material. “Fiquei contente pelos servidores correrem atrás dos seus direitos. Parabéns. Eu fiz uma emenda para compra dos EPIs. Então já está no orçamento desse ano. Se tem dinheiro, tem que comprar”, comentou Daniel.

O presidente da Câmara, José Maria de Paula, também parabenizou a ação dos servidores, mas acredita que essa paralisação poderia ter sido evitada. “É bom lembra que esse caminho [paralisação] poderia ter sido evitado. Há muito tempo que já foi pedido aqui, nesta Casa, o retorno da coleta nas quartas-feiras e os EPIs. Se tivessem uma atenção maior para a Câmara, não precisaria chegar nesse ponto”, afirmou o presidente.