Parlamento Jovem
Quinta, 27 de Setembro de 2018 14:02

Alunos da Escola do Legislativo apresentam propostas na Etapa Estadual do Parlamento Jovem

Os estudantes foram representar o município na última fase do projeto de 2018

Representantes do Escola do Legislativo de Ouro Fino estiveram presentes na Etapa Estadual do Parlamento Jovem, na última semana, em Belo Horizonte. Os estudantes apresentaram as propostas sobre a temática “Violência Contra a Mulher” que foram debatidas nas etapas anteriores do projeto.

Com o objetivo de promover educação política aos jovens, a Escola do Legislativo simula o trabalho da Casa das Leis com seus estudantes. Além de ensinar sobre a importância do órgão, o projeto trata de instigar seus alunos a trazer propostas para compor um documento global sobre o tema. Assim, os jovens expõem suas ideias com o objetivo de torná-las políticas públicas no âmbito estadual.

Os representantes do município foram os estudantes: Daniele Babeti e Gabriel Vilela. O coordenador do Parlamento Jovem de Ouro Fino, Tiago Bazolli, acredita que o projeto, este ano, superou as expectativas. “O envolvimento de todos os nossos alunos e as propostas que eles apresentaram foram excelentes. Violência Contra a Mulher é um tema difícil para criar projetos de ação imediada, mas o pessoal debateu bastante, algumas discussões calorosas, e conseguiu mostrar maturidade para apresentar um projeto importante”, ressaltou.

Apesar do balanço positivo o coordenador observou alguns problemas no evento final. “Deve-se melhorar a organização e, principalmente, a interpretação do regulamento que foi diferente do que foi passado inicialmente para nós. Assim, os projetos apresentados pelos coordenadores e relatores eleitos foram favorecidos”, lamentou.

Projeto em 2019

Na Etapa Estadual também foi escolhido o tema que será tralhado pelo Parlamento Jovem no próximo ano. Racismo será o assunto trabalho pelos estudantes para criação de proposituras em 2019. Os interessados em participar do Parlamento Jovem podem entrar em contato com a Câmara Municipal ou com os diretores de suas escolas.