Parlamento Jovem
Terça, 19 de Julho de 2016 16:32

PLENÁRIA REGIONAL PARLAMENTO JOVEM – Polo Sul de Minas I

Nesta última sexta, 15, realizou-se a Etapa Regional com o GT e a Plenária. A sede do Polo, Câmara Municipal de Ouro Fino recebeu os alunos dos 5 municípios do Polo (Cambuí, Extrema, Monte Sião, Ouro Fino e Santa Rita de Caldas). Cerca de 50 estudantes participantes do Projeto discutiram, votaram e priorizaram propostas nos 3 subtemas da edição 2016 do PJ. Tema: Mobilidade Urbana; Subtema 1. Participação e Controle Social; 2. Trânsito e Transporte; 3. Mobilidade e Infraestrutura.

Pela Manhã, o evento se iniciou as 8h40, e os alunos foram divididos em três grupos, chamados de GT (Grupo de Trabalho), cada um trabalhando um subtema. Destes grupos foram escolhidas propostas para a discussão da parte da tarde.

A tarde, após o almoço, as 14h se iniciou a Plenária, com abertura solene, composição de mesa. Estiveram presentes: o Deputado Estadual Dalmo Ribeiro, O representante da PUC Minas Prof. Alexandre Teixeira. As representantes da ALMG Fernanda Freitas e Joselma Luchini. Presidentes de Câmaras Municipais de Andradas, e vereadores de Extrema, Monte Sião, Ouro Fino, além de servidores das Câmaras que integram o Polo e os alunos e coordenadores da Escola do Legislativo de Andradas.

Das 13 propostas aprovadas nos GTs e enviadas para a Plenária – fase em que os alunos podem discutir as propostas de todos os subtemas – foram priorizadas 6 além da apresentação de uma nova proposta. Temas como Fiscalização e Programas Educacionais, Transporte Urbano e Rural coletivo, estacionamento e modal ferroviário e um programa social para voltado para transporte de pessoas de baixa renda estavam contempladas nas propostas do Documento Final da Plenária, que será enviado para a Coordenação Estadual do Projeto para compor o Documento inicial da próxima fase que acontecerá na segunda quinzena de agosto.

Sobre o Programa PJ:

O Parlamento Jovem de Minas (PJ) tem como objetivo central a formação política dos estudantes do ensino médio e de ensino superior. O PJ é um projeto estadual de iniciativa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) juntamente com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Em Ouro Fino é realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal e essa é a segunda edição que tem como tema em 2016 a Mobilidade Urbana.