"> "> ">
Parlamento Jovem
Quinta, 14 de Maio de 2015 17:30

6ª reunião do Parlamento Jovem

No dia 14 de Maio do Ano de 2015 na 6ª reunião do Parlamento Jovem os participantes assistiram o filme "Um sonho de Liberdade".

...

"Um Sonho de Liberdade" é ambientado no ano de 1946 e conta a história do jovem e bem-sucedido banqueiro Andrew "Andy" Dufresne é sentenciado a duas penas consecutivas de prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa e de seu amante, a serem cumpridas na Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine, comandada pelo religioso todavia cruel agente penitenciário Samuel Norton. Rapidamente, Andy se torna amigo de Ellis "Red" Redding, interno influente, também sentenciado à prisão perpétua, que controla o mercado negro do presídio. Ao longo das quase duas décadas de Dufresne na prisão, ele se revela um interno incomum, buscando seus objetivos através de seus próprios meios.
Neste conto, somos apresentados a história de Andrew Dufresne, um banqueiro que é injustamente condenado à prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa e de seu amante. Dufresne é sentenciado à pena máxima por cada assassinato e tudo indica que ele vai morrer na prisão. Andrew é imediatamente levado para o presídio de Shawshank. Este lugar é famoso por ter um regime severo e pelo fato de ninguém nunca ter conseguido escapar de lá.

"Quando a pena é para toda vida... É exatamente isso que tiram de você..."

A situação de Andrew não é das melhores. Ele está completamente desnorteado, perdeu a esposa que amava, descobre que estava sendo traído e ainda se vê privado do bem mais preciso que um ser humano pode ter: a liberdade!

Nos seus primeiros dias em Shawshank, Andrew é brutalmente espancado por se recusar a fazer alguns "favores sexuais". Após sair da enfermaria, ele faz amizade com outro prisioneiro: Ellis Boyd,vulgo Red. Eles formam uma dupla ímpar. Enquanto um sonha com a liberdade, o outro não sabe o que faria "com essa tal liberdade", já que está há tanto tempo naquele lugar. Red também é "o cara" que consegue tudo dentro da prisão. Portanto, Dufresne não poderia ter um amigo melhor enquanto estivesse em Shawshank.
por ser um profundo conhecedor de finanças, já que esse era o seu ofício enquanto "cidadão livre", Andrewse apresenta ao Diretor do presídio, que o elege à gerente da Biblioteca de Shawshank. Ele passa a ser manipulado pelo Diretor que participa de um esquema de corrupção de desvio e lavagem de dinheiro... Ou, pelo menos, faz com que o Diretor pense dessa forma!

"Há lugares no mundo que não são feitos de pedra...E há algo dentro de nós que eles não podem tocar"

Andrew passa vinte anos em Shawshank e, durante este tempo, nunca deixou de sonhar com a sua liberdade, apesar de ter perdido anos preciosos pagando por um crime que não cometeu! No entanto, ele vê sua esperança ser abalada quando descobre que a única pessoa que poderia testemunhar a seu favor foi "apagada" da face da Terra. Andrew também percebe que alguém não quer que ele saia dali. Então, ele não vê alternativa a não ser elaborar um estratagema que vai virar Shawshank de cabeça pra baixo!

"No fim a coisa é muito simples: trate de viver... Ou trate de morrer..."

Um Sonho de Liberdade é uma história de esperança, fé, verdade. E nos ensina que, se queremos algo que é muito importante para nossas vidas, devemos lutar para conseguí-lo. Em outras palavras: não devemos desistir diante dos obstáculos que a vida nos impõe. Nunca... Jamais!!!