Parlamento Jovem
Quinta, 23 de Abril de 2015 17:30

3ª Reunião do Parlamento Jovem 2015

Foi realizada no dia 23 de abril de 2015 a terceira reunião do Parlamento Jovem em Ouro Fino, onde contamos com a presença da Coordenadora da Escola do Legislativo Simone Andréia Capacci Sarapu e dos Palestrantes Vereador Bruno Zucareli e o Diretor Geral Valder Neidson Gomes, que dissertaram sobre o tema Direitos Humanos.

Direitos (Lei)
Humanos (ser vivo)

Os primeiros indícios do princípio de Talião foram encontrados no Código de Hamurabi, em 1780 a.C., no reino da Babilônia. Esse princípio impede que as pessoas façam justiça por elas mesmas e de forma desproporcionada, no respeitante ao tratamento de crimes e delitos, é o princípio "olho por olho, dente por dente".

Código de Leis

1. Se alguém enganar a outrem, difamando essa pessoa, e este outrem não puder provar, então que aquele que enganou deve ser condenado a morte.

3. Se alguém trouxer uma acusação, de um crime frente aos anciões, e este alguém não trouxer provas, se por pena capital, este alguém deve ser condenado a morte.

132. Se o "dedo for apontado" para a esposa de um homem por causa de outro homem, e ela não for pega dormindo com o outro homem, ela deve pular no rio por seu marido.

155. Se um homem prometer uma donzela a seu filho e seu filho ter relações com ela, mais o pai também tiver relações com a moça, então o pai deve ser preso e ser atirado na água para se afogar.

DIA DOS DIREITOS HUMANOS

No dia 10 de dezembro de 1948, a Assembléia Geral da ONU adotou e proclamou a Declaração Universal do Direitos Humanos, em 1950 esse dia foi estabelecido pela ONU como dia internacional dos Direitos Humanos.
O Momento mais importante, na historia dos Direitos do Homem, é durante 1945-1948. Em 1945, os Estados tomam consciência das tragédias e atrocidades vividas durante a 2ª Guerra Mundial, o que os levou a criar a Organização das Nações Unidas, em prol de estabelecer e manter a paz no mundo. A criação das Nações Unidas simboliza a necessidade de um mundo de tolerância, de paz, de solidariedade entre as nações, que faça avançar o progresso social e econômico de todos os povos.

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade." (Artigo 1º Declaração Universal dos Direitos do Homem)