Solenidades
Sexta, 07 de Novembro de 2014 10:59

Solenidade

Segunda-Feira(10) plenário da Câmara Municipal de Ouro Fino.

Na Solenidade de sexta feira (07/11/2014) a Câmara Municipal de Ouro Fino homenageou a Ilustríssima Sra. Profª. Maria Célia Assiz dos Santos a partir do Decreto Legislativo n° 022/14 de autoria do vereador José Camilo da Silva Júnior que foi aprovado no dia 27/10/2014 por unanimidade pelos vereadores e concedeu o Título de Honra ao Mérito à Ilustríssima Senhora Maria Célia Assis dos Santo.
A homenageada sempre se dedicou a educação em nosso município, especialmente no distrito de Crisólia. Maria Célia Assis dos Santos foi Professora e posteriormente assumiu a direção da Escola Estadual Ernesto Barbosa e por essa razão é com grande honra aos cidadãos ourofinenses ter como conterrânea uma personalidade tão estimada e que tanto contribuiu e contribui na educação em nosso Município.
Nascida em 21 Dezembro 1949 no Distrito de Crisólia, filha do Sr. Nelson de Assiz e da Sra. Cléria Barbosa de Assiz casou-se com Pedro Cândido dos Santos no dia 23 dezembro 1993. Foi nomeada em 18 Janeiro 1979 no primeiro cargo como professora; em 1983-1985 passou a ser vice-diretora; logo em seguida assumiu a direção da escola no ano de 1991 até o ano de 1996; começou a lecionar o segundo cargo em 1980 com aulas de ensino religioso; em 1983 passou a lecionar OSPB e História no ginásio; em 1999 atuou na vice-direção da escola; em 03 Junho de 2007 passou a ser Diretora na Escola Estadual Ernesto Barbosa exercendo a função até o dia 30 de Janeiro de 2014 quando afastou das atividades do segundo cargo para aposentadoria em 01 de Fevereiro deste ano.
O presidente da Câmara Municipal José Camilo da Silva Júnior usou seu espaço para relembrar os velhos tempos em que a Prof. Maria Célia Assiz dos Santos era professora dele e a homenageou.
Alguns ex-alunos também fizeram uma homenagem em forma de canção à Sra. Maria Célia Assiz dos Santos.
Com a palavra a homenageada Maria Célia Assiz dos Santos agradeceu a Deus e a todos que estavam ali presente. Sentiu-se lisonjeada, agradecida e amada. Deixou também seu carinho e sua gratidão aos amigos e amigas da Escola Estadual Ernesto Barbosa que sempre a ajudaram em sua longa caminhada de 43 anos, ressaltou que foram anos de lutas, de sonhos e também de dificuldades e frustrações; mas também de realizações, vitórias, conquistas e alegrias. Disse que se emocionou com tanto amor e carinho e deixou à todos seus agradecimentos.
Com a palavra livre o vereador Bruno Zucareli iniciou parabenizando a homenageada e mencionou que ser professor é ter mais que um dom; o vereador Milton Silvestre de Oliveira parabenizou a homenageada e disse que a Ilustre Maria Célia Assiz dos Santos é mais do que merecedora do título; o vereador Paulo Luiz Cantuária parabenizou a professora Maria Célia Assiz dos Santos e seu esposo Pedro e desejou muitas felicidades à homenageada; o vereador André Paulino se relembrou dos anos anteriores quando a mãe da homenageada dava aulas a ele sendo sua primeira professora, relembrou vários episódios e momentos inesquecíveis de sua infância e em seu encerramento declarou uma poesia parabenizando a homenageada; o vereador Antônio José Constantini parabenizou a homenageada e agradeceu pelos serviços prestados ao Município e ao distrito de Crisólia; o vereador José Maria de Paula também parabenizou a homenageada e agradeceu a presença de todos os presentes; o ex-vereador e representante do Deputado Dalmo Antônio Carlos Franceli iniciou suas palavras parabenizando a Ilustríssima Sra. Maria Célia Assiz dos Santos justificando a ausência do Dep. Dalmo que estava em viagem para Brasília, homenageou também as professoras Maria Aparecida de Souza e a professora Cida Leite que sempre tiveram grande participação na escola do distrito de Crisólia; o atual Diretor da Escola Estadual Ernesto Barbosa
Célio Barbosa homenageou a ilustríssima professora Maria Célia Assiz dos Santos e discursou em nome da escola Estadual Ernesto Barbosa; as professoras Jucelina, Silvia, Ernesta de Cássia e a aluna Maria Gabriela também prestaram suas homenagens a ilustre. Sra. Maria Célia Assiz dos Santos.
Foi mais uma grande festa na Câmara Municipal de Ouro Fino que reconheceu essa cidadã que muito contribui com a Educação no Município.

#BIOGRAFIA

Biografia da Homenageada - Licenciada em Pedagogia com habilitação em administração escolar do 1º e 2º grau em 11 de Novembro 1998 pela faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino e pós graduada em História Econômica Contemporânea que concluiu em 1995 pela mesma instituição.